Em pleno 2022, ano de Copa do Mundo, e você achou que a gente não ia falar desse assunto? Achou errado! Bom, mais ou menos. Neste post, você vai conhecer a Cannabis Cup, que é equivalente ao campeonato de futebol pra quem produz maconha — só que o verde aqui não é só da grama do campo, sé que você me entende.
Esse evento acontece desde 1988 e reúne os principais produtores de sativa e indica do mundo. E é claro que os brazucas tinham que estar presentes, né? Por exemplo, o Planet Hemp já tocou no evento, lá nos anos 1990, mas se apresentou para os gringos como “Planeta Maconha”.
Além disso, muitas ações importantes para a liberação da verdinha acontecem durante o evento. Quer saber mais? Então, continue por aqui e já aproveite para mandar este post para aquele amigo que vai te acompanhar em uma viagem para conhecer os vencedores da Cannabis Cup da próxima edição. Bora lá?
O que é a Cannabis Cup?
A High Times Cannabis Cup é simplesmente a maior competição de maconha e produtos canábicos do mundo. Ela foi criada em 1988 pela revista High Times e, inicialmente, rolava só em Amsterdã, na Holanda. No evento, juízes de todo mundo votam nas produções preferidas de strains e produtos canábicos.
Para isso, os ganhadores são divididos em categorias como melhor sativa, melhor indica, melhor híbrida, comestíveis, concentrados e melhor produto não-comestível. Devido à pandemia, as últimas edições têm contado com uma votação online e popular.
História da Cannabis Cup
A High Times Cannabis Cup surgiu em 1988 a partir da ideia do então editor da revista High Times: Steven Hager. As primeiras edições aconteceram em Amsterdã, o melhor lugar para quem é amante da verdinha. Durante o evento, juízes do mundo todo votam nas suas variedades de maconha preferidas.
Até o início dos anos 1990, a Copa Cannabis era considerada um evento bem underground. Afinal, só acontecia em Amsterdã porque lá era o único lugar em que a maconha era legalizada. Conforme o ativismo foi avançando e liberaram a cannabis medicinal nos EUA, a terra do Tio Sam começou a sediar algumas edições.
As primeiras competições da Cannabis Cup nos Estados Unidos eram focadas apenas na maconha medicinal. Com o tempo — e a legalização do uso recreativo —, as edições americanas também mudaram e passaram a ter categorias mais parecidas com a versão principal.
Antes da gente continuar, pelo visto você gosta de conhecer mais coisas por trás da nossa amada erva, né? Então, já aproveita pra ler nosso post contando tudo sobre o Verão da Lata e morra de inveja por não estar na praia aquele dia!
Enfim, voltando ao foco:
Além de uma competição, essa copa é um evento que acompanha, também, todas as evoluções em relação à venda e legalização da maconha ao redor do mundo. Por exemplo, atualmente, a Cannabis Cup acontece em vários estados dos EUA como Massachusetts, Alaska, Arizona, California e vários outros.
Contudo, o que realmente importa é a Cannabis World Cup. Literalmente, Copa do Mundo da Cannabis, ou Oscar da Maconha, se preferir. Ela acontece todo mês de novembro em Amsterdã. Tanto as edições regionais quanto a mundial premiam os vencedores com o sonhado troféu.

Como participar da Cannabis Cup?
Para competir na Cannabis Cup, você precisa plantar e produzir maconha de forma licenciada e legal. Outra opção é se inscrever no site do evento para ser jurado e comprar um kit com os produtos participantes, desde que a verdinha seja legalizada na sua região.
Não sai daí ainda! Tem muito conteúdo e curiosidades sobre a Cannabis Cup. Daqui a pouco vamos falar de outro brasileiro que teve uma participação marcante no evento. Então, continue a leitura!
Famosos que já participaram da Cannabis Cup
Que F1 é um verdadeiro lifestyle você já sabe. A Cannabis Cup é uma prova disso e, até antes da pandemia, as edições presenciais do evento contavam com jurados famosos. Tipo o show de calouros do Silvio Santos, só que com o nível, digamos, mais alto, entendeu?
Confira algumas das estrelas canábicas que já bancaram o sommelier de erva durante algumas edições da copa do mundo da maconha:
- Tommy Chong;
- Snoop Dogg;
- Patti Smith;
- Wiz Khalifa;
- Joe Rogan;
- Damian Marley;
- Method Man;
- Rita Marley;
- E mais um monte de gente underground!
Em geral, as competições contam com 28 a 35 jurados por edição. Contudo, desde o início da pandemia, o Oscar da Maconha tem 228 kits individuais por categoria, que podem ser adquiridos por pessoas que se candidatam a isso.
Tá gostando deste conteúdo? Aproveite para conferir nosso dicionário de gírias maconheiras para expandir seu vocabulário!

Ganhadores das últimas edições da Cannabis Cup
Agora que você já sabe o que é, conheceu a história e os principais jurados do Oscar da Maconha, que tal ver os Cannabis Cup Winners? Se prepara que tem BR ganhando!
Ah, antes de continuar, é preciso ter em mente que os caras lá só trabalham com a elite. Ou seja, nada daquele prensado feio que eu sei que você fuma.
Indica
No site do evento, quando eu escrevi esse post, só era possível encontrar os ganhadores para a Cannabis Cup Arizona 2021. Então, daqui pra frente você vai ver o pódio pra essa edição, ok?
Na categoria da cannabis Indica, o pódio foi composto por:
- 1º Lugar: Kryptochronic;
- 2º Lugar: Modified Banana;
- 3º Lugar: Ice Cream Cake.
Cada uma dessas é referente a uma variedade e Indica.
A erva campeã desta categoria, a Kryptochronic, é produzida pela Alien Labs, que foi fundada pelo Bruno Gagliardi, engenheiro-agrônomo e brazuca.
Sativa
As variedades de marijuana vencedoras da Strain Sativa foram:
- 1º Lugar: Melonade;
- 2º Lugar: Anslinger’s Demise;
- 3º Lugar: Jenny Kush.
Ah, sabe quem produz a Melonade? Exatamente, a Alien Labs. Então, já pode colocar o Tema da Vitória pra tocar aí e imaginar o Galvão falando: “É do Brasil!”
Por falar nisso, veja nosso post explicando os principais tipos de kush!
Híbridas
As híbridas são junções da Indica e da Sativa. Conheça as strains que levaram o troféu Cannabis Cup Arizona 2021 pra casa:
- 1º Lugar: Gushers;
- 2º Lugar: Alien Cookies;
- 3º Lugar: Mac 1.
Além dessas categorias, a edição de 2021 também contou com a competição de pré-bolado, concentrados, vapes, edibles gummies e não-gummies e mais.
Lembra do Bruno Gagliardi não confunde com o ator, hein?!, da Alien Labs? Então, eles também levaram o troféu de pré-bolados com o Gelato 41.
E aí, você já sabia que existia um Oscar — ou Copa do Mundo — para a maconha? Esse evento vai durar por vários anos e tomara que chegue por aqui, né?
Mas, confessa pra mim, ler tudo isso deu até vontade de acender unzinho, não é? Então, aproveite para ver nossa lista dos melhores dichavadores e prepare uma sessão digna de premiação!
Até a próxima! _|/_
