Cigarro eletrônico faz mal? A Da Mata responde!

Você já ouviu dizer que os cigarros eletrônicos, por terem sabores e cheiros mais suaves que dos cigarros tradicionais são mais saudáveis? Então, talvez está na hora de rever este conceito.

Pode ser que tenham cheiros mais agradáveis e serem mais higiênicos por não gerarem bitucas, porém, os cigarros eletrônicos são tão prejudiciais à nossa saúde quanto os industrializados.

Porém, fique tranquilo, neste post além de saber mais informações sobre esse produto, chegou a hora de você conhecer qual opção de cigarro é mais viável para você alimentar seu hábito sem prejudicar tanto a saúde. Partiu? Boa leitura!

O que diz a lei sobre a comercialização do cigarro eletrônico

Pelo princípio de precaução, a comercialização, importação e até mesmo a propaganda de cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil.

Segundo uma resolução divulgada pela Anvisa, essa decisão foi tomada por causa da inexistência de dados científicos que comprovem as alegações atribuídas a esses produtos.

A Anvisa ainda afirma que, desde o ano de sua criação, em 2003, os cigarros eletrônicos passaram por diversas gerações, desde os produtos descartáveis, os recarregáveis com refis líquidos e outros produtos com tabaco que são esquentados com aparelhos eletrônicos, cujo se acoplam um pequeno refil. No entanto, nenhum deles foi permitido por lei.

Cigarro eletrônico x cigarro tradicional

Eles aparentam ser uma boa alternativa. São modernos, práticos e com aparência tecnológica, no entanto, os cigarros eletrônicos têm muito mais em comum com os cigarros tradicionais do que você imagina.

Apesar dos vaporizadores – uma denominação para cigarro eletrônico – terem sabores e aromas diferentes dos cigarros normais, não refere que os mesmos sejam mais saudáveis ou ideais para uso recreativo.

Segundo o portal Saúde Brasil, do Governo Federal, em referência a pesquisa do Instituto INCA, esses aparelhos não são mais saudáveis do que os cigarros normais, pois possuem substâncias tóxicas além da nicotina.

Por isso, o cigarro eletrônico pode causar várias doenças, desde o enfisema do pulmão, doenças cardiovasculares e o câncer, ou seja, seus níveis tóxicos são tão prejudiciais quanto os já conhecidos pelos cigarros tradicionais. E tem mais:

Os cigarros eletrônicos ainda têm o risco de explosão. De acordo com a pesquisa, esses aparelhos já foram responsáveis por danos físicos e materiais sérios às vítimas. Segundo os relatos desses usuários, os incidentes estiveram relacionados a problemas na sua bateria.

cigarro eletronico x cigarro tradicional

Uma boa alternativa: cigarros artesanais

Os cigarros artesanais de tabaco não possuem as toxinas presentes nos cigarros eletrônicos e os industrializados, por isso, ele acaba se tornando uma boa alternativa porque o cultivo do tabaco tradicional passa por uma lavagem de vapor de água e em seguida é colocado para secar.

Dessa forma, o tabaco enfraquece, e tem mais: o tabaco artesanal não passa pelo banho químico do tabaco industrializado. Outra vantagem do tabaco artesanal é que ele dura mais que um maço convencional e tem um cheiro mais leve e puro.

Atualmente é muito comum o uso do tabaco orgânico, que tem uma preparação diferenciada desde o cultivo da planta. Nesse caso, não é usado nenhum tipo de agrotóxico ou fertilizante, respeitando totalmente sua essência.

Existe também o tabaco natural, que possui propriedades mais naturais, sendo uma excelente opção para quem curte um tabaco mais leve e saboroso.

Se você quiser continuar sabendo mais sobre as vantagens de trocar os cigarros tóxicos pelos cigarros artesanais, leia nosso post sobre quais são as vantagens do tabaco natural.

Materiais de qualidade para bolar

Agora que você descobriu uma boa alternativa para substituir os cigarros mais prejudiciais à saúde, que tal conhecer alguns materiais de qualidade para bolar seu cigarro artesanal de tabaco?

Sendo uma novidade no mercado, a Seda Pink Edition, que você encontra em nosso catálogo, é um papel fino com gramatura de apenas 12,5 g/m². A seda possui queima lenta, goma arábica natural e seu livreto possui 120 folhas.

Já a Seda Elements, produzida com papel de arroz ultrafino e goma de açúcar, tem seu tamanho single wide e o livreto conta com 100 folhas. Essas opções de sedas são essenciais em seu estoque, certo?

cigarro de tabaco

Curtiu o nosso post? Deixe um comentário aqui embaixo com a sua opinião ou pergunta. Também não deixe de compartilhar este artigo na suas redes sociais e ajudar os seus amigos que ainda não conhecem todas as vantagens dos cigarros artesanais. Até o próximo post!

5/5 - (1 vote)
Autor: Michael da Mata Conheça o maior blog de headshop e tabacaria do Brasil, dicas e conteúdos exclusivos sobre fumos, sedas, viagens e acessórios para você relaxar!
Anterior

Meu cachorro comeu maconha! Entenda os efeitos da erva nos pets

Streetwear: mais do que um modo de se vestir, um estilo de vida!

Próximo
Visite a loja da Tabacaria da Mata! Temos tudo que você precisa em sedas, isqueiros e maçaricos !

Visite a loja da Tabacaria da Mata!

1 comentário em “Cigarro eletrônico faz mal? A Da Mata responde!”

  1. Muito legal! Faz pouco tempo que substitui o cigarro tradicional pelo uso de Tabaco natural, passei a fumar menos e achei bastante prazeroso o ritual de confeccionar o próprio cigarro.
    sem contar com a economia, fez uma diferença absurda.

    Responder

Deixe um comentário