Entenda a origem, o significado e a importância do Dia da Maconha

O Dia Mundial da Maconha está chegando. Para você ficar por dentro de tudo o que envolve a data, preparei um conteúdo com várias curiosidades sobre o 4/20. Fique por aqui e entenda mais sobre um evento importante para os maconhistas!

Todo ano a data é marcada por mobilizações, manifestações, marchas e muita fumaça. Entre as pautas defendidas estão a descriminalização do uso recreativo e a regulamentação do uso medicinal.

Afinal, o que inspirou uma das referências numéricas mais conhecidas do dicionário canábico, e que já foi mencionada em filmes, capas de discos, livros, na indústria da moda?

O que é o Dia da Maconha?

O Dia da Maconha é a data onde tudo sobre a erva é comemorado. Ele começou a ser comemorado nos EUA entre os anos de 1960 e 1980. Não se sabe ao certo quando passou a ser comemorado, mas foi em algum momento da contracultura, popularizado pelos festivais de música hippie que aconteciam nos EUA.

Hoje, a data é palco não só para o consumo, mas para o debate de temas que envolvem a erva, desde saúde pública ao uso recreativo. Por falar em comemorações, aproveite para ler mais sobre a cannabis cup!

ativista protesta para a legalização da maconha em Nova Iorque

Qual a origem do Dia da Maconha?

Provavelmente em San Rafael, na Califórnia, no início dos anos 1970, com um grupo de amigos chapados. Eles se encontravam para ficar chapados, exatamente às quatro e vinte da tarde. Um dia, alguém teve a ideia de relacionar o horário com o dia 20 de abril (04/20, no padrão dos EUA).

Se você quer entender mais sobre a origem do termo 4 e 20, veja nosso post sobre o tema!

Por que o Dia da Maconha se comemora 20 de abril?

Justamente pela relação com o termo 4e20. Como nos Estados Unidos as datas são escritas com o mês antes do dia, a grafia fica 04/20. Aqui no Brasil, a comemora a data na mesma época dos gringos. Além disso, podemos adaptar a hora para o nosso padrão de relógio, também.

O Dia da Maconha não é um feriado — pelo menos não no Brasil. Contudo, a cada ano fica mais popular ao redor do mundo, ganhando mais seguidores, usuários ou simpatizantes da causa. Será que um dia teremos um feriadão por aí?

Já faz tempo que o debate em torno da maconha deixou de ser apenas sobre a legalização para uso recreativo. Pautas muito mais sérias que envolvem a saúde pública, como o uso medicinal, são discutidas em eventos organizados com profissionais especialistas no assunto.

Por que 4 e 20 é hora de fumar?

Existem diversas teorias sobre o termo 4e20, que vão desde o número de substâncias contidas na cannabis, passando por um artigo do Código Penal da Califórnia sobre a posse da erva — é fake! — até o número do quarto do hotel da banda The Grateful Dead, que tinha que ser sempre o mesmo.

Mas a teoria mais aceita mesmo é a dos Waldos, que sem querer acabaram propagando o termo hoje conhecido globalmente como a hora oficial de fumar um baseado.

Eles têm até cartas da época que comprovam o fato. Hoje o termo é reconhecido pelo dicionário de Oxford como uma “gíria americana”, e pela enciclopédia britânica como uma expressão de uso habitual.

imagem com várias pessoas. Em foco um homem fuma maconha com uma camiseta escrita 420

A importância do Dia da Maconha para os ativistas

O dia da maconha é uma grande oportunidade para assuntos como o uso medicinal da erva serem colocados em pauta, para debater temas como o direito à saúde pública e políticas de drogas.

O uso medicinal tem se popularizado cada vez mais como possibilidade de tratamento para uma variedade de patologias.

Nos encontros do Dia Mundial da Maconha, redes canábicas se formam com mães e usuários medicinais, cultivadores, médicos e advogados. Daí surgem associações civis que se organizam para tentar democratizar o acesso.

Isso é muito importante, pois já é comprovado que a maconha tem componentes com o Canabidiol eficazes no tratamento de doenças e síndromes como depressão, ansiedade, convulsões, enxaqueca, fibromialgia entre outras.

Então, para os ativistas, ter um dia mundial para falar da erva é importante para trazer à tona o debate sobre a descriminalização, legalização e muito mais. Por esse motivo, nos eventos de 20/04 que acontecem no mundo todo, terá desde pessoas que defendem o uso recreativo até aqueles que prezam pela redução de danos.

O debate em torno dos benefícios e malefícios dessa planta mítica ainda vai durar bastante tempo. Com o avanço da ciência, podemos dizer que muitos benefícios estão sendo descobertos, e isso sem dúvida é motivo para comemorar.

Então, no próximo dia 20 de abril, às 4h20, seja você um ativista ou não, esteja preparado para comemorar mais um ano de brisa!

Ah, e no mês de maio acontece outro evento importante para a comunidade canábica que vale a pena saber mais: A Marcha da Maconha!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Michael da Mata

Michael da Mata

Olá! Eu sou o Michael, o Fundador e CEO da Tabacaria Da Mata e Café Da Mata. Atualmente, autor do maior blog de Head Shop do Brasil. Empreendedor desde pequeno, venho de uma família de comerciantes de classe média-baixa. Sempre tive muita vontade de trabalhar e ser um vencedor na vida então, em 2007, uni o amor que eu tenho por café com o fato de que sou um defensor e ativista da regulamentação da Cannabis no Brasil. Assim nasceu a Tabacaria Da Mata, uma loja física e online que oferece cafés especiais, bebidas importadas, charutos, itens para bolar, tabacos e tudo que uma Tabacaria de respeito deve ter. Este aqui é o Blog Da Mata, um projeto que criei quando percebi que os clientes da loja tinham muitas dúvidas sobre o universo de Head Shop. “Como bolar um beck?”, “Qual o melhor charuto importado?” e “É possível reduzir os danos ao fumar?” são algumas das perguntas que eu sempre recebo. Decidi respondê-las aqui, em formato de artigos simplificados, embasados e leves. Se você curte ficar a par de notícias, curiosidades e dicas sobre o mundo canábico e de Tabacaria e Head Shop, acompanhe os conteúdos!

Deixe um comentário