Se você curte fumar dentro de casa, deve saber que, se o ambiente for muito fechado, o odor vai permanecer no espaço por muito tempo. Ao receber uma visita ou familiar que não são fumantes, o cheiro do tabaco pode ser desagradável e ainda pode causar desconforto para aqueles que não estão acostumados.
Acabar com o cheiro do tabaco ou do cigarro, seja nos cômodos, roupas ou móveis, muitas vezes, parece uma missão impossível, mas com os métodos e truques certos para cada ambiente, você consegue uma solução prática e eficiente que vai eliminar esses odores.
Uma curiosidade importante é que os cigarros possuem um cheiro muito mais forte que o tabaco natural, sendo mais difícil para retirar o cheiro. Estar ligado às melhores marcas de tabaco também é algo a se pensar, pois a composição, origem e o processo de saborização podem ser características que influenciam no cheiro da fumaça, além de amenizar os danos à sua saúde.
E aí, quer acabar de vez com os cheiros desagradáveis? Continue rolando a tela e confira todas as dicas que preparamos!
1. Abra as janelas para melhorar a circulação de ar
Para começar, uma das dicas mais eficientes para eliminar o cheiro do cigarro é abrir todas as janelas da casa. Assim, você vai estar permitindo que o ar entre por todos os cômodos e elimine todo o odor desagradável.
Para ajudar ainda mais a circulação de ar, você também pode apostar em um purificador de ar próximo aos locais que você geralmente fuma. Outra dica é misturar o tabaco com ervas, como alecrim, camomila ou eucalipto, que também podem ajudar a suavizar o cheiro.
2. Limpe os móveis e outras superfícies da casa
Usando uma solução de vinagre branco e água quente, coloque a mistura em um borrifador e utilize um pano de fibra para limpar todos os móveis com superfície dura, como a prateleira, rack, armário e outros.
Para finalizar o processo, você também pode passar o pano novamente com um produto especial para móveis. Muitos deles possuem um cheiro gostoso que ajuda a neutralizar a marofa do cigarro.
3. Limpe o teto e as paredes com produtos adequados
Quando você acende o seu tabaquinho, o local onde fica o cheiro mais impregnado são nas paredes e no teto. Para isso, existe uma solução top que você pode utilizar. Faça uma mistura com 1/2 xícara de amônia, 1/4 xícara de vinagre, 1/2 xícara de bicarbonato de sódio e 1 litro de água quente.
Caso não tenha alguns desses ingredientes que citamos, você também pode utilizar produtos químicos com a presença de amônia e o glicol para fazer a limpeza do ambiente. No entanto, se você tem algum doguinho ou gatinho, lembre de retirá-los do espaço antes de começar a limpeza. Ok?
É preferível que você também utilize máscaras de proteção e luvas, pois esses produtos contam com reagentes fortes que podem fazer mal para você.
4. Higienize os sofás, tapetes e carpetes
Quem não curte fumar o seu tabaco, cigarro ou kumbaya sentados no sofá enquanto aproveita uma série boa? O problema disso é que mesmo utilizando um bom cinzeiro de tamanho grande, muitas vezes, a cinza acaba caindo no tapete, carpete ou, até mesmo, no próprio sofá.
Nesse caso em específico, o seu grande parceiro vai ser o bicarbonato de sódio. Jogue um pouco do produto em toda superfície e aguarde 24 horas para que ele consiga absorver todas as impurezas.
Após o processo, use um aspirador de pó e passe um pano de fibra úmido ou com um produto multiúso por toda superfície e deixe secar. Caso haja a necessidade, faça o mesmo processo novamente até sentir que o cheiro tenha saído.
5. Passe um pano com produto de limpeza no chão
Não há nada melhor do que fazer uma boa faxina para retirar todo o cheiro de cigarro do ambiente. Os produtos usados para a limpeza de piso contam com elementos que ajudam a neutralizar todos os odores indesejáveis. Os desinfetantes para chão são produtos extremamente indicados!
Lembre-se de usar produtos específicos para o seu tipo de piso, seja ele em madeira, porcelanato ou qualquer outro. Esfregue o chão por completo, jogue água se necessário.
6. Coloque cascas de limão ou laranja nos móveis
O cheiro do cigarro também pode se fixar nos guarda-roupas, deixando as roupas com um cheiro desagradável na maioria das vezes. Ao fazer um suco de laranja ou limão, lembre-se de guardar as cascas. Você não leu errado, as cascas das frutas podem ser excelentes na remoção dos odores do tabaco.
Junte uma boa quantidade de cascas e as coloque em um pote com a tampa aberta. Você pode colocar no guarda-roupa, armários, cômodas ou qualquer lugar que sinta a necessidade.
Leia também: Filtro para cigarro para fumos artesanais: saiba como escolher o seu.
7. Coloque um aromatizador no ambiente
A última dica é comprar um aromatizador para o ambiente, aqueles que têm umas varetinhas, sabe? É uma opção com ótimo custo-benefício que você pode encontrar em supermercados ou farmácias.
Ao fumar, vire as varetinhas e abra as janelas para o vento circular pelo ambiente, ajudando a ventilar o aroma para toda a casa. Além de amenizar o cheiro do cigarro, o cômodo vai ficar muito cheiroso.
Esperamos que as dicas de hoje tenham te ajudado a eliminar o cheiro de cigarro do seu ambiente. Aqui na Tabacaria da Mata, você encontra conteúdos que podem ser do seu interesse.
Como os 5 principais tipos de tabaco e suas formas de consumo, que possuem características particulares sobre o lugar onde é cultivado, tipo de cultivo e outras informações. Confira!
Até a próxima!